04 novembro, 2013

Meus Livros Favoritos

É com tanto carinho que escrevo esse post, <33 Até uns quatro anos atrás eu não gostava de ler. Bom, eu amava escrever e ouvir histórias, mas ler, não. Essa "rejeição" começou a partir de quando a escola mandava só ler livro chato, então achava que todos os livros eram desse jeito e assim sempre me negava a pegar um. Eu acho ridículo isso, porque todo mundo diz, quando a gente está na escola, que ler é o princípio de tudo, mas a maioria só nos oferece livros que quase sempre não gostamos, acho que já que querem estimular a leitura - e que realmente é algo muuuito importante, deveriam começar mostrando livros que vamos gostar de verdade, que encaixariam ao estilo de gênero que cada um gosta. Porque depois que esse amor desperta, é impossível de parar!

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky: Foi o 1° livro que gostei de verdade! Li há um bom tempo atrás (a 1° vez, haha), antes dele virar sucesso, deve ter uns 3 anos... Foi um livro que me identifiquei bastante e por isso, acabou me ajudando de certas formas a entender, aceitar e superar algumas coisas, como a timidez. E todas às vezes que releio, já se foram três, sempre aprendo algo novo e vou continuar aprendendo todas as vezes que o ler. 

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry: Ganhei esse livro quando tinha 9 anos, mas nunca o li porque fui procurar a opinião das pessoas e uma grande parte disse que era só mais um livrinho sem graça. Semana passada, fuçando no armário, o encontrei e deu vontade de ler. E cara, que livro INCRÍVEL! E só assim pude entender o porquê dessas pessoas o acharem sem graça, elas não souberam interpretar, "Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso." E "As pessoa grande não compreendem nada sozinhas,e é cansativo para as crianças estar a toda hora explicando". Mas o que ele mais me ensinou foi sobre o que realmente importa e saber ver e valorizar isso.

A Culpa é das Estrelas - John Green: Amo o jeito como o John Verde escreve, é tão simples que parece ter sido o próprio personagem quem escreveu. E é assim desse jeito tão real que esse livro conquistou, conquista e conquistará muita gente! A Hazel e o Augustus mostram que tem sim como viver quando se está morrendo e que a tristeza na verdade, ela não nos muda, ela permite que sejamos quem realmente somos, ela nos revela.
Entendedores entenderão! (É uma das minhas partes favoritas do livro)! :D

A Última Música - Nicholas Sparks: Mesmo sendo um livro de amor entre duas pessoas também, o que eu achei mais bonito foi o amor entre pai e filha, mesmo havendo muitas desavenças, o modo como a Ronnie aceitou isso e aprendeu, mais do que tudo. O Nicholas é um dos autores que mais admiro pelo fato de ser um narrador observador e transmitir tanto para o leitor o que o personagem sente.

Zumbis X Unicórnios - Vários autores: É um livro de contos. São dois times, compostos por autores da pesada, como o título sugere, o Zumbi, liderado por Justine Larbalestier, e o Unicórnio liderado por Holly Black, e cada um defende seu lado e aponta pontos negativos e positivos de cada time. Eu não gostei de alguns contos, mas os que eu gostei foi pra caramba, haha! Os meus favoritos são "Love Will Tear Us Apart" por Alaya Johnson, "Mil flores" por Margo Lanagan, "As crianças da revolução" por Maureen Johnson, "Mãos geladas" por Cassandra Clare (a autora de Instrumentos Mortais). O mais legal é que nem sempre os Unicórnios são bonzinhos e os Zumbis malvados, muito pelo contrário, eu sempre achei esta ideia meio sem sentido, depende muito de cada contexto.

Que post enorme, minha gente! Mas afinal para quem gosta de ler, isso é o de menos. :D
Um beijo grandão, Lia.

3 comentários:

  1. Adorei o seu top de livros.
    Quero muito lê esse A Culpa é das Estrelas!


    Beijão
    www.UmPinguinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é incrível, vale muito a pena ler! :)
      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei a lista! As Vantagens de Ser Invisível é um dos meus livros favoritos, porém A Culpa é das Estrelas e O Pequeno Príncipe também são maravilhosos.
    letrasdenuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir