31 agosto, 2013

Guia de Como Fotografar Sozinha

Eu sempre digo que não existe uma regra a ser seguida para fotografar, o segredo é não ter medo e muita paciência, coisas que se redobram quando vamos fotografar nós mesmos. Muita gente vê isso como algo quase impossível e aí acaba optando pela famosa foto do reflexo do espelho, o lado ruim de fazer isso é que a foto perde bastante a qualidade, ainda mais se a máquina for dessas mais simples.
Mesmo sendo algo que não segue uma regra, existem alguns fatores que interferem bastante para uma foto ficar bonita. A câmera, sem dúvidas, é o mais importante, ela não precisa ser profissional, mas tem que ter uma boa resolução.

Onde e como posicionar a câmera?
Nem todo mundo tem tripé, então o jeito acaba sendo improvisar. Seja uma pilha de caixa de sapatos, uma escada, livros... o importante é que seja firme, sem que fique balançando. No caso de deixar a câmera na vertical rola até usar um porta celular que da certo (claro, se ela não for grande, haha).

O problema do "carão" acontece, muitas das vezes pela câmera estar posicionada bem perto, para evitar isso tire a foto de uma distância maior e use o zoom. Na hora do clique é hora de apostar no automático, é só programar o temporizador.
Vale lembrar do detalhe super importante da exposição da foto, o famoso jogo da velha (guia) e o pontinho central (medidor de exposição, que é um ponto ou uma matriz que fica no centro da câmera na hora da miragem da foto), isso tudo serve para deixar a foto proporcional.

A maioria dos autorretratos são tirados em ambientes fechados, o que dificulta a questão da luz. É preciso que seja um lugar claro, isso não é sinônimo de um lugar onde bate sol, mas sim, onde tenha claridade. O melhor jeito é ficar de lateral de onde vem a luz. A luz de frente pode fazer com que a foto estoure, e atrás de você, fica escuro. Já quem gosta de fazer efeitos com a luz do sol, pode conferir esse post.

A composição da foto em lugares fechados é ultra importante para ela ficar bonita de se ver. Como não tem aquele "fundo bonito" como nas fotos tiradas externamente, o jeito é "decorar", fazer um cenário. As cores dos elementos devem fazer harmonia entre eles e você.
A parede clara acaba virando o curinga quando não tem um cenário. Dica para quem é branquela, tipo eu que fica difundindo com a parede, é procurar não usar roupas muito claras ou escuras, fica naquele meio termo ou nas estampas.

Não é sempre que teremos boas fotos quando tiramos sozinhos, é questão de praticar, praticar, praticar muito! 
Já fiz um post "O guia da foto sem erro", pode conferir clicando aqui, dei dicas em geral. Dessa vez quis mais focar em autorretratos.
Um beijo,
Lia.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, muito boas mesmo!
    http://teen-girl-fashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir